Periodização

A periodização de um programa de treinamento é fundamental para o sucesso de um ciclista e equipes. Tal estratégia exige várias etapas, denominadas:

MACROCICLO
MESOCICLO
MICROCICLO

Cada uma delas tem uma função e características próprias. Abaixo destacaremos o conceito de cada uma.

MACROCICLO

O planejamento geral, visando o maior objetivo de um período longo de treinamento é denominado Macrociclo. Um macrociclo é composto de vários mesociclos (no mínimo quatro). Um mesociclo é formado por vários microciclos, normalmente de dois a seis (Dantas, 1985).

A união entre os resultados dos MICROS e MESOCICLOS levam ao resultado conquistado no MACROCICLO. Ele pode ser variável dependendo da modalidade praticada.

Alguns exemplos de macrociclo são: Macrociclo para a temporada anual do calendário do ciclismo, normalmente tem duração de um ano. Macrociclo visando as maiores provas anuais como Tour de France, Giro da Itália, Vuelta da Espanha.

O macrociclo de um atleta visando os Jogos Olímpicos, tem a duração de quatro anos.

MESOCICLO

O Mesociclo é uma etapa mais extensa no período de treinamento e normalmente tem duração de 2 a 6 semanas ou microciclos (BISQUOLO, 2010).A duração dos mesociclos são variáveis de acordo com o calendário competitivo ou período proposto para alcançar objetivo geral. Em geral, existem mesociclos em várias etapas, normalmente introdutórios, pré competitivo, competitivo e recuperação.
Podemos citar como exemplo de mesociclo a pré temporada, onde os atletas voltam de férias e buscam recondicionamento físico visando estar preparados para a temporada (pré competitivo), Preparação de manutenção de condicionamento, com ênfase no trabalho aeróbico, (longas com 60-65 bpm) prevenção de lesões e aprimoramento tático de longo prazo durante a temporada (Competitivo) e o trabalho de recuperação, onde o atleta já está esgotado da temporada e precisa de um trabalho com cargas mais leves que não permite que pare totalmente, porém, permite regeneração (Recuperação).

MICROCICLO

Os Microciclos são as menores unidades do processo de periodização. São caracterizadas pelas sessões de treinamento e podem ser variáveis em período de acordo com a quantidade de sessões totais, normalmente totalizando entre 1 a 5 semanas de treinamento, variando de acordo com a relevância das competições nos fins de semanas. Se focarmos em todas as competições dos finais de semana como" alvo" essencial a ser conquistado, o Microciclo ficará muito curto, correndo o risco de prejudicar a recuperação das depleção das reservas energéticas, o treinador deve escolher as provas que terão maior relevância (pontuação) para a equipe.

Os objetivos a curto prazo são conquistados de microciclo á microciclo, como a melhora em alguma técnica mais simples, correção de posicionamento dentro do pelotão, estratégias de chegadas para que o "chegador" seja embalado para a chegada.

O ajuste da intensidade e volume de treinamento é fundamental nessa fase para se alcançar os resultados esperados sem que haja contratempos.

Um exemplo de um Microciclo no ciclismo pode ser a preparação de um equipe que tem por "obrigação" participar em competições em fins de semana seguidos.

O trabalho é direcionado para aquele evento visando melhorar características que os façam ter melhorias físicas, técnicas e táticas que sejam importantes para se obter sucesso.

Nesse momento, o treinador deve interagir com o atleta e expor objetivos, métodos utilizados, discutir dificuldades, prioridades e o desenvolvimento (BISQUOLO, 2010).

FIQUEI COM DÚVIDAS???

Que bom!!!

Vou antecipar sua pergunta: Como fazer um MACROCICLO de 1 ano  para o Le Tour de France e não dar atenção as grandes provas clássicas como por exemplo: Paris-Roubaix, a Milan-San Remo, o Tour de Flandres, a Liège-Bastogne-Liège e o Giro di Lombardia?

Aqui no Brasil a realidade é muito pior, pois não existe um calendário fixo, então o Professor precisa "Conhecer bem todos os ciclos e as ZONAS DE TREINAMENTO implícita dentro deles. COMPLICOU???

Que bom então já estou te fazendo entender a necessidade um professor para te treinar.

A minha página @pedalegal não é uma escola de treinamento, mais um facilitador para que grandes talentos não se percam na"ignorância" (falta de conhecimento) de que podem ir sozinhos e quando a coisa começa a "ficar feia" apelam para o DOPING Indiscriminado para simplesmente ganhar um "rachão", ou ser o KOM na subida da Grota Funda.

Tudo na ciência tem uma lógica e certamente uma resposta.

Considerações

O professor deve manter seu foco nas provas principais e dentro do seu MACROCICLO, OU MESOCICLO, usar um MICROCICLO para uma prova secundária, porém sem perder o foco nas competições principais.

O bom planejamento de todas as etapas do treinamento é um diferencial entre a preparação de equipes e atletas, sendo determinante para o alcance de ótimos resultados.